O Rock and Roll nos anos 80

por Diogo M. Jr.

imagem web


O rock´n´roll, que foi um dos estilos musicais mais controvertidos já criados na história da música. Surgiu nos Estados Unidos na década de 50 com influências do blues e da country music do sul do país. Desde o seu nascimento gerou polêmica, tanto pela simplicidade de suas estruturas musicais, como pela atitude transgressiva de seus executores, que estimulavam um comportamento de rebeldia em seus fãs.


Com o tempo o rock foi modificando-se, sofreu derivações de vários sub-estilos: hard rock, heavy metal, punk, rockabilly, etc. Esse movimento foi divulgado pela mídia e pela cultura ocidental e transformado em um produto de consumo articulado para ser lucrativo, mas ainda assim, acompanhado da rebeldia, da atitude, da transgressão, da anti-sociabilidade de seus componentes e de muito dinheiro por parte de seus produtores.

O rock espalhou-se por todo o mundo. Adquiriu características próprias vindas da cultura dos países que o adotaram. O Brasil incorporou o rock´n´roll desde o seu surgimento na maneira de ser de seu povo. Isto podemos constatar no final da década de 50 e começo da de 60, com o sucesso de Tony (Sérgio Murilo) e Celly Campelo, que cantavam versões do rock internacional, fazendo um enorme sucesso com os famosos hits como “Marcianita” e “Broto Legal”.

Na seqüência outros músicos participaram também do sucesso das versões do rock. Os nossos músicos, adaptando a cultura norte-americana, lançaram movimentos como o fenômeno conhecido por Jovem Guarda, que conquistou o Brasil na década de 60 e início de 70. Os grandes sucessos dos grupos daquela época eram traduções, com arranjos levemente modificados. Com o passar do tempo firmaram-se no mercado com suas próprias composições. Citaremos alguns cantores e cantoras como exemplos: Wanderléia, Silvinha, Eduardo Araújo, a banda Renato e seus Blue Caps, Jerry Adriani, The Fevers, Golden Boys e muitos outros.





imagem web


Na década de 80, o rock passa a aliar qualidade musical a letras afiadas com o contexto brasileiro, tendo como tema a realidade cotidiana do Brasil. No mesmo ano do primeiro Rock In Rio, uma banda de Brasília lança seu primeiro disco, que marcaria a história do rock no Brasil. O grupo brasiliense Legião Urbana apresentava ao país a poética de Renato Russo, antes integrante da banda punk Aborto Elétrico. Podemos observar o distanciamento do rock americano no olhar crítico de Renato Russo com a música “Geração Coca-Cola”, que em sua letra ironiza e discute a geração, que é chamada de “perdida”, de “filhos da revolução” e de “burgueses sem religião”. Nela estavam expressos seus anseios, medos e reivindicações. O Legião ganhou o público com músicas cheias de energia roqueira e sentimento à flor da pele, como Será, Ainda É Cedo e Soldados. Era a primeira das bandas de Brasília influenciadas pelo punk rock, que viriam a tomar de assalto a mídia:



Quando nascemos fomos programados / A receber o que vocês nos empurraram / Com os enlatados dos USA, de 9 às 6 / Desde pequenos nós comemos lixo / Comercial e industrial / Mas agora chegou nossa vez / Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês / Somos os filhos da revolução / Somos burgueses sem religião / Somos o futuro da nação / Geração Coca-Cola. (Renato Russo – Legião Urbana)



Sem dúvida, o Rock Nacional dos anos 80 foi um dos movimentos musicais brasileiros mais marcantes de todos os tempos. Então o nome “Geração 80”.

6 comentários:

  1. Legal prestigiar o Rock And Roll brasileiro, que diga-se de passagem hoje em dia tá meio caído, culpa do Restart, Cine, Fiuk....

    ResponderExcluir
  2. esse blog é foda... só coisa boa encontro aqui.... desde o bigode do hitler até tudo o que você quiser rsss

    ResponderExcluir
  3. O bom e velho rock'n roll marcou muito, agora tem poucas bandas por ai q matem o padrão dos anos 80, esse negocio de emo ai, ta com nada não
    pelo menos eu não curto esse tipo de som
    as musicas do legião são muito boas, criticas, hj em dia essas letras dessas bandinhas não fala nada com nada, vamo volta ao rock'n roll classico !!!!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto logo se percebe que seu escritor entendo do que escreve e gosta,Parabéns.
    Ah.....o Bom e Velho Rock And Roll,Legiao Urbana,Renato Russo quanta falta voce nos faz com suas letras sabias e cheias de criticas sempre apreciadas,quanta saudade.Onde estao os "Renatos Russo"da atualidade ?????????????????Chega desses Coloridos....

    ResponderExcluir
  5. Bom seu blog, obrigada pela visita
    Voltarei mais vezes para aprender...
    izil

    ResponderExcluir
  6. O rock'n Roll é o que há... Tudo bem, que não gosto muito de ficar exaltando só os anos 80. Tem uma galera que parou por lá, mas eu acho que tem bastante coisa boa rolando agora...

    ResponderExcluir