DIREITOS HUMANOS

É com grande prazer que convido em algumas datas, uma pessoa para publicar seu texto no canal "Colaboradores", que só fará enriquecer esse blog.

Hoje tenho a honra de contar com o interessante texto do meu amigo, Sir Ringo Starr,
do blog; http://www.ringosemcensurar.blogspot.com/





DIREITOS HUMANOS 



O título já diz: Declaração Universal dos Direitos Humanos, a declaração do Homem, onde ele volta a ser citado depois de tantos anos. Isso digo, pois na data da sua escrita, 1948, haviam se passado apenas três anos da Segunda Grande Guerra, evento que abalou o mundo, no qual o líder Adolf Hitler tentava impor seu modo de pensar, concentrando toda a Alemanha em suas mãos e colocando uma raça superior, a raça Ariana, como única raça merecedora de tudo, e onde milhares de judeus haviam perdido suas vidas. Então, nesse contexto, a Assembléia Geral das Nações Unidas redige esta Declaração, onde prioriza o Homem enquanto pessoa, dotado de direito e protegido pelo Estado. E também o direito de ser, independente de qualquer coisa, tendo o seu valor reconhecido, tendo participação nos tributos do seu país, não em espécie, mas em serviços e em remédio efetivo para os atos que ferirem seu direito.

Nessa Declaração se invoca o direito à Justiça, com tribunais imparciais e independentes, para julgar as suas causas, e defende o direito de ir e vir, primordial do Homem, que até o presente momento não era defendido. Como supracitado, o contexto era pós-guerra, e a Igreja Católica, maior instituição da época e também dos nossos dias, após a sua Santa Inquisição, faz menção a si no direito a liberdade religiosa, o que soa estranho, pois na Santa Inquisição ela perseguiu este direito ferozmente, e um expoente dessa perseguição se chama Martinho Lutero. Os sindicatos aqui são mencionados, algo que já tem raízes desde a Primeira Revolução Industrial, onde as mulheres se uniram para lutar contra as longas jornadas colocando fogo nas máquinas e os homens quebravam as mesmas, e fazendo isso em união podemos já considerar sindicatos, e eles são muito importantes, pois são o local onde os profissionais podem defender seus interesses e com isso reivindicar aquilo que acham necessário.

Também temos a menção da Democracia, o movimento revolucionário surgido na Grécia, onde o povo, a maioria, deve escolher seus representantes por meio do voto direto, embora a democracia possa ser executada nos regimes parlamentarista, republicano ou monárquico, o mais utilizado é o Presidencialista, e nessa Declaração ela é citada, no artigo 21, incisos 1,2 e 3, e isso mostra uma preocupação justa das Nações Unidas, pois nessa mesma época imperavam os regimes ditatoriais, com Francisco Franco na Espanha, Benito Mussolini na Itália e Vargas no Brasil, que impunham sua vontade, tomando todo o poder do país para suas mãos, e inserindo o até então desconhecido conceito de Censura, pelo qual muitos foram mortos e exilados, ficando como Homens sem Pátria, e houveram perseguições terríveis contra eles, e nisso também está inserido o Nazismo de Hitler, pois ele também era ditatorial, embora sua ditadura fosse por ideologia, por convencimento de pessoas, mas era uma ditadura, e Getúlio Vargas era simpatizante do Nazi-Fascismo, e sobre estas perseguições foram escritos alguns livros, como “Olga”, que conta a história de Olga Benário Prestes, judia perseguida por Hitler.

Abro aqui um parêntese para um comentário pessoal, que tudo tem a ver com a Declaração, no que tange a Democracia. Nosso país se diz democrático desde 1988, com o movimento ‘Diretas Já’, onde Tancredo Neves foi eleito pelo voto direto, desde então o Brasil se tornou democrático, correto? Discordo. Como supracitado, a Ditadura não precisa ser feita na força, e os exemplos de regimes ditatoriais que foram executados com base de violência, como a ditadura militar, não duram muito, causam a revolta geral, uma comoção em todos aqueles que estão sob este regime, e então ele acaba. Mas o regime ditatorial pode ser feito com Ideologias, mensagens subliminares, sem usar a força física para isso. E creio eu, isso estaria sendo aplicado em nosso país, e não seria de hoje. Para aqueles que ou são mais velhos ou são estudados em História, vão se lembrar do episódio ocorrido em 1989 nas eleições do ano corrente, quando concorriam Collor e Lula, para o cargo Presidencial. A Rede Globo, como lhe é costumeiro, faria o debate dos candidatos, e com certeza a tônica do debate seria a discussão Lula/Collor. Mas uma das propostas de Lula á época era privatizar a televisão no Brasil, e isso para a Globo era e é impensável, pois ela perderia milhões. Então ela faz todo um escarcéu no debate favorecendo descaradamente Collor, que dois dias depois já aparecia com vantagem larguíssima sobre Lula, que acabou perdendo. Mas menos de dois anos depois, Collor sofreria impeachment, por tentar governar sozinho, sem atender os interesses daqueles que o tinham colocado no poder. Então a Globo, com o advento dos “Caras Pintadas”, usa o povo como massa de manobra para derribar o atual Presidente. Por isso, eu questiono o regime Democrático em que o Brasil diz viver, pois se uma rede de televisão consegue eleger e derrubar um Presidente, imagine um homem com poder e boa oratória.

Voltando, a Declaração também defende os direitos básicos do Homem, entendendo que o Estado tem responsabilidade total sobre eles, tendo responsabilidades. Em suma, é retomada a ideia de Humanismo, poderia eu dizer um Antropocentrismo, colocando o Homem no centro do mundo, deixando de lado ideologias e outras coisas, para poder olhar de novo para o ser e poder atender suas necessidades, o que é total responsabilidade desses órgãos, mas que acabavam se omitindo, até pelo estado do mundo na época corrente, mas com esse documento é colocado novamente em voga.

Também se fala no conceito de liberdade ideológica, em poder se pensar naquilo que se queira, sem nenhum preconceito, o que é lindo pois faz o Homem pensar novamente, e como disse René Descartes: “penso logo existo”, então o pensar livre é reestimulado e depois de tantos anos sob o jugo de homens cruéis pensando pelo Homem, ele volta a pensar livremente, e podemos ver isso nos anos seguintes, com os movimentos surgidos, como os Hippies, que pregavam paz e amor, e o movimento que pregava “Sexo, drogas e Rock n Roll”, com seu ápice em Woodstock.

Mas como disse Tomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”, e isso tem validade até nos nossos dias, e desde a validação desta Declaração, pois ela tem sido descaradamente deturpada, com ações que a ferem e desobedecem seu conteúdo, e seria “encher lingüiça” se eu apontasse aqui os exemplos, pois vocês os conhecem muito bem, por isso a Declaração deve ser lembrada e relida, para que se lembre que o homem é um ser que deve ser valorizado, e não apenas pensar no ter em detrimento do ser, conceito implantado pelo Capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário